Skip to content

Desde do seu anuncio em 2022, The Alters fisgou a minha atenção, e saber que os desenvolvedores por trás do jogo eram os mesmos dos aclamados This War of Mine” e “Frostpunk” me deixou ainda mais animado para ver essa trama sobre clonagem.

Desenvolvido e publicado pela polonesa 11 bit studios, The Alters é um jogo de sobrevivência Sci-fi, com toques de gerenciamento e aventura, e ele utiliza muito bem a sua mistura de gêneros.

Enredo

imagem de enredo

Nós estamos no papel de Jan Dolski, o único sobrevivente de uma expedição em um planeta inóspito para encontrar “Rapidium“, o material que pode salvar a humanidade de um possível colapso. E logo após encontrar a enorme base móvel (que parece um Pneu) entramos em contato com o comando da missão (que está na terra), e o plano é atravessar o planeta com a base até um ponto de extração.

Porém, fazer essa missão sozinho seria IMPOSSIVEL já que o nosso personagem é só um mero construtor, e a alternativa sugerida é utilizar do rapidium para criar versões de si mesmo, só que versões que fizeram escolhas diferentes na vida, que os levam a profissões e personalidades completamente distintas do nosso protagonista, onde podemos ter um Jan Dolski que é um cientista, um minerador, um médico… são várias possibilidades e você vai precisar criar a que melhor se encaixe na sua situação para sair vivo desse planeta.

Ambientação

imagem de ambientação

Em The Alters, existem 2 tipos de cenários, quando estamos dentro da base, temos algo mais Sci-fi, com computadores, painéis e cômodos do nosso cotidiano, mas com aquele toque futurista, que ajuda bastante na imersão de se estar em base espacial. E junto disso, temos o cenário da exploração, que apesar da ambientação não ser tão boa (é só um monte de areia e rochas), as anomalias ajudam a dar um mistério, e as vezes até um pouco de medo, que torna as áreas do planeta algo bem único de se explorar.

Jogabilidade

imagem de jogabilidade 1

Sem sombra de duvidas, é aqui que o jogo brilha, essa mistura de gêneros pode parecer um problema em teoria, mas está tudo simplificado o suficiente para pessoas familiarizadas ou não com jogos de gerenciamento e sobrevivência.

Existem 3 pilares da jogabilidade em The Alters, o primeiro é as interações com seus alters (Como os clones são chamados), tudo pode afetar as emoções deles, que influenciam diretamente nas suas funções, um alter com raiva ou triste, não consegue trabalhar direito, e isso acaba atrapalhando a sua jornada, que precisa correr atrás de conversar com eles e descobrir formas de melhorar o seu humor, seja fazendo alguma tarefa opcional exclusiva daquele alter, ou entregando algum item significativo a ele. Alters felizes é a chave para sobreviver, já que você precisa deles executando diversas tarefas na base para otimizar a sua saída do planeta.

imagem de jogabilidade 2

O segundo pilar é a administração de recursos, que está diretamente conectada com o terceiro pilar, que é a exploração, onde você vai precisar se aventurar pelas 3 grandes áreas do jogo, enfrentando anomalias, encontrando segredos e criando postos de mineração conectados a sua base, para coletar metais, minérios, matéria orgânica e o próprio rapidium, todos esses recursos servem para fazer comida, equipamentos e cômodos na sua base, e são a única forma de você sair com vida dessa missão.

Trilha sonora

imagem de trilha sonora

As musicas aqui são um pouco minimalistas, que servem mais para ambientar as situações, uma hora deixando o clima mais tenso e misterioso, e na outra, o deixando calmo e seguro, porém, temos algumas partes com músicas de verdade (quando os alters se juntam para cantar) e são ótimos momentos para nos conectar com os personagens.

Bugs

imagem de bugs

Infelizmente, o jogo possui alguns probleminhas com bugs que podem atrapalhar, hitbox estranhas, crash’s, e as vezes os seus alters simplesmente ficando preso em cômodos da base, já foram lançadas atualizações que melhoraram um pouco, mas ainda tá lá e é valido mencionar.

Conclusão

The Alters é um jogo denso, com uma narrativa Sci-fi intrigante que vai te prender do inicio ao fim, mais uma obra de arte do gênero de sobrevivência e gerenciamento dos poloneses da 11 bit studios.

The Alters está disponível para:

The Alters
The Alters Publisher: 11 Bit Studios Desenvolvedora: 11 Bit Studios
Nota: 9.0
Institucional Quem somos? Contato
© 2025 - Isto é Videojogos. Todos os direitos reservados.