Skip to content
Review

Super Mario Bros. Wonder – o retorno triunfal das aventuras 2D do Mario

Por Posted by | Publicado em - Editado em

Depois de muito tempo longe das aventuras em duas dimensões, nosso encanador bigodudo retorna de forma triunfal no maravilhoso Super Mario Bros. Wonder, e sim, ele é um dos melhores jogos 2D da franquia.

Enredo

imagem explicando o enredo

A história não é importante aqui, mas eu vou resumir. Nós estamos no Reino Flor, Bowser aparece (novidade), mas dessa vez ele não tenta raptar a princesa, e sim uma das flores fenomenais, e é obvio que isso dá errado e ele acaba se fundindo com um castelo, trazendo o caos ao reino, e cabe aos heróis ir salvar o dia.

Ambientação

O Reino Flor é divido em 6 áreas, e cada uma delas esbanja personalidade, as fases são absurdamente lindas, os inimigos andam e interagem com o ambiente, um simples cano possui detalhes e texturas únicas, até os efeitos sonoros auxiliam na imersão, seja no deserto ou em uma montanha de gelo, o carinho e a atenção aos detalhes estão lá.

Jogabilidade

imagem mostrando a jogabilidade

A jogabilidade segue o padrão da franquia, podemos correr, pular, nadar, os controles são rápidos e precisos, os Power-Ups continuam incríveis, temos mais de 10 personagens jogavéis, mas quase todos tem a mesma jogabilidade, com exceção dos yoshis e o ledrão, sendo uma espécie de modo para iniciantes.

Mas é nas novidades que esse jogo brilha, agora temos insignias, que modificam a jogabilidade, podemos adquiri-las em desafios pelo mapa ou comprando nas lojinhas, no total são 24 e são divididas em 3 categorias, com as de poder, que nos dão habilidades únicas como planar, atirar um cipó em objetos, pular mais alto, um segundo salto, e muitas outras. Também temos as passivas que nos dão habilidades mais simples, e as avançadas, que mudam bastante a maneira de jogar, e às vezes são até crucias em alguns desafios.

A outra grande novidade são as flores fenomenais, quase todas as fases possuem uma escondida, e quando a coletamos a magia começa, as fases se transformam e viram uma verdadeira loucura, pode ficar tudo escuro, de cabeça para baixo, virar uma corrida, todas diferem e te deixam cada vez mais animado para saber o que vai acontecer na próxima, é de longe a melhor e mais criativa adição a franquia.

Multiplayer

imagem mostrando o Multijogador de Super Mario Bros. Wonder

Assim como nos jogos anteriores, temos a opção de Multiplayer local com até 4 jogadores, porém, a novidade é a inclusão de um modo online, ele funciona de uma forma diferente, assim como em Dark Souls, vemos fantasmas de outros jogadores que estão na mesma fase, e isso é até bem útil já que podemos ajudar ou ser ajudado colocando painéis ou usando interações limitadas pelas fases indicando segredos, algo simples e funcional.

Trilha sonora

imagem para representar a trilha sonora de Super Mario Bros. Wonder

Nem tudo são flores (desculpa), é aqui que temos a única falha, diferente dos clássicos como Super Mario World ou Super Mario Bros. 3, Wonder não tem uma trilha sonora marcante, ela é até um pouco apagada, nas mais de 8 horas que passei jogando nenhuma música chamou atenção, e isso é realmente uma pena.

Conclusão

Super Mario Bros. Wonder beira a perfeição, é um jogo lindíssimo e muito divertido, uma aventura clássica modernizada de maneira fenomenal, indispensável para fãs de jogos do gênero.

Super Mario Bros. Wonder é um exclusivo de Nintendo Switch.

Super Mario Bros. Wonder
Super Mario Bros. Wonder Publisher: Nintendo Desenvolvedora: Nintendo
Nota: 9.0
Institucional Quem somos? Contato
© 2025 - Isto é Videojogos. Todos os direitos reservados.