Konami rejeitou proposta para que Kojima fizesse um jogo de Matrix
Por Posted by | Publicado em - Editado em[ATUALIZAÇÃO] O próprio Hideo Kojima negou a história.
O pedido para que Kojima fizesse um jogo baseado no filme Matrix partiu das próprias irmãs Wachowski. A Konami rejeitou a proposta para que o diretor continuasse concentrado na série Metal Gear.
- Fumito Ueda inicialmente idealizou Shadow of the Colossus como um jogo online
- Ninja Gaiden 4 [Review]
Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, lembra que as Wachowski eram fãs do trabalho de Kojima e deu mais detalhes à Time Extension.
Segundo Bergstresser, Kazumi Kitaue, executivo da Konami, encerrou as discussões assim que começaram. Isso ocorreu em agosto de 1999, antes da estreia do filme no Japão
“As Wachowski eram grandes fãs de Kojima”, disse Bergstresser. “Então, Kazumi Kitaue, Kojima, Aki Saito (que ainda trabalha com Kojima) e eu estávamos na sede da Konami e recebemos um telefonema das Wachowski, que queriam entrar e se encontrar com Kojima. Então elas fizeram.
“As duas vieram com seu artista conceitual e, efetivamente, disseram a Kojima: Nós realmente queremos que você faça o jogo de Matrix, você pode fazer isso?. Aki traduziu isso em japonês para o Sr. Kitaue, e Kitaue apenas olhou para elas e disse-lhes claramente: Não”.

O jogo baseado em Matrix só foi lançado quatro anos depois, em 2003. Com direção e roteiro das irmãs Wachowski, Enter the Matrix apresenta uma história paralela ao segundo filme. O jogo vendeu mais de 5 milhões de unidades, mas não foi muito bem nas críticas.
[ATUALIZAÇÃO]
Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as irmãs Wachowski “me ofereceram um projeto de jogo Matrix!” em 1999. Em todos esses 26 anos, ninguém nunca me contou que essa conversa havia ocorrido. Na época, éramos fãs um do outro e trocávamos e-mails. Matrix ainda não havia sido lançado no Japão, mas eu já o tinha visto nos cinemas dos EUA e em uma exibição prévia. Quando as Wachowski vieram ao Japão para a promoção, acredito que as encontrei três vezes. De manhã, tivemos uma entrevista com a Famitsu em Shinjuku — naquela ocasião, Geof Darrow se juntou a nós para a sessão de entrevistas. À tarde, elas foram convidadas para a sede da Divisão CS da KONAMI. Naquela época, eu era vice-presidente da KCE JAPAN, uma subsidiária integral. Quando cheguei à sede, a reunião deles com o Sr. Kitaue, chefe da Divisão CS, tinha acabado de terminar. Juntei-me a eles depois e conversamos por cerca de uma hora sem intérprete (Aki nem estava lá). Acho que John Gaeta, o supervisor de efeitos visuais, também estava presente.
Naquela noite, participei da estreia e da festa, onde também conheci Joel Silver. Mesmo assim, não houve nenhuma menção a uma oferta.Naquela época, eu já estava extremamente ocupado com MGS2 e provavelmente não poderia ter aceitado a oferta imediatamente. Mas se alguém tivesse me contado, talvez houvesse uma maneira de fazer isso funcionar.
Quer pagar mais barato em jogos, consoles e acessórios? Siga o nosso canal de promoções no WhatsApp.