Skip to content
Review

Crow Country: O legado dos clássicos Survival Horror

Por Posted by | Publicado em - Editado em

Estamos vivendo uma verdadeira febre de jogos com estilo “PS1“, que tentam emular a experiência de jogos dos anos 90/2000, principalmente no cenário indiependente, e claro que MUITOS deles possuem uma qualidade duvidosa, o que não é o caso de Crow Country.

Desenvolvido e publicado pela SFB Games, Crow Country é um Survival Horror com uma pegada mais retro, como gráficos poligonais e jogabilidade Tanque, bastante inspirado em jogos como Resident Evil (1996), porém, com um toque de modernidade.

Enredo

A nossa jornada começa na Geórgia, 2 anos após o fechamento misterioso do parque de diversões Crow Country, e estamos na pele da agente especial Mara Forest, que vai explorar o local em busca de Edward Crow, o dono do parque, desaparecido desde do fechamento.

Obviamente não estamos sozinhos, o parque está infestado com diversas criaturas bizarras, e cabe a Mara investigar os segredos mais ocultos desse lugar.

Ambientação

O clima é um dos pontos fontes de Crow Country, o parque que deveria ser um ambiente inocente e colorido, está sujo e perigoso, cheio de criaturas que realmente dão medo, fora a ótima variedade de inimigos, que vão surgindo conforme avançamos na história.

Os efeitos sonoros também auxiliam bastante nessa imersão, com corvos grasnando, gritos e passos das criaturas por todo lado, objetos caindo, e junto a tudo isso, está a trilha sonora, que funciona de uma forma mais ambiental.

Jogabilidade

É na sua gameplay onde alguns erros ficam mais aparente, começamos com uma pistola, e ao longo da campanha, pegamos algumas outras armas explorando as 4 áreas principais do parque (Escopeta, magnum… padrão do gênero).

A jogabilidade é um pouco travada, de forma proposital, aponta a arma em um botão e mexe a mira no outro, a câmera é com uma visão de cima e livre, o que foi uma ótima escolha (Ninguém aguenta câmera fixa hoje).

Temos muitas portas trancadas que só podem ser abertas com itens específicos, bastante quebra-cabeças (bem criativos por sinal), salas seguras onde podemos ler documentos já encontrados, e muito vai e volta pelo mapa.

Então, cadê esses erros? Acredito que um dos pilares dos Survival Horror, é a escassez de itens e a administração deles, coisas que não estão presentes em Crow Country, podemos coletar tudo sem precisar se preocupar com espaço, fora os recursos que estão em abundância por todo o parque.

Os inimigos também deixam a desejar, mesmo com a ótima variedade, são sempre lentos e fáceis de enfrentar, nunca se tornando um desafio, e isso vai dos monstros comuns a chefes, e acaba tirando um pouco da graça que é jogar algo do gênero.

Trilha sonora

Como já mencionei um pouco acima, a trilha sonora tem a função mais de ambientar os locais, trazendo o clima de tensão ou mistério quando necessário, e fizeram isso muito bem, me peguei várias vezes andando cautelosamente por que a trilha estava assustadora demais.

Conclusão

Apesar dos erros na sua jogabilidade, Crow Country é um excelente jogo, com uma boa narrativa e quebra-cabeças, que vão te segurar nas mais de 6 horas de sua tensa e misteriosa campanha.

Crow Country está disponível para:

Crow Country
Crow Country Publisher: SFB Games Desenvolvedora: SFB Games
Nota: 8.0
Institucional Quem somos? Contato
© 2025 - Isto é Videojogos. Todos os direitos reservados.